DICAS de ALIMENTAÇÃO p/ VEGANOS INICIANTES

Posted: 13/07/2014 in *** Todos ***, Receitas, Saúde, Veganismo

Vamos começar falando da carne, a qual não podemos esquecer que não basta subtraí-la da alimentação. Temos que substitui-la por outros alimentos. A carne possui todos aminoácidos essenciais em quantidades satisfatórias, que em nosso corpo se combinam em proteínas; Os vegetais não possuem a cadeia completa.

MAS: se combinar por ex: ARROZ e FEIJÃO já terá uma COMBINAÇÃO PERFEITA todos aminoácidos essências em quantidade satisfatória. A combinação é geralmente uma leguminosa (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha) com um cereal (trigo, milho, arroz, aveia). A vantagem é que a proteína vegetal é facilmente absorvida pelo organismo. Já a carne, é absorvida ao mesmo tempo que ela já esta em processo de putrefação (além da exploração e genocídio causado aos animais)

DICAS: é adequado se adaptar ao Arroz integral, que tem muito mais nutrientes do que arroz branco e muito mais fibras. E só questão de costume. Passei um mês comendo arroz integral e depois já não queria mais o branco. Só de vez enquando que como.
E agora tem ARROZ 7 CEREAIS e ARROZ 7 GRÃOS, de vez enquando usamos deste, pra variar um pouco (Custa em média R$ 10,00 o kilo, que da pra alimentar 3 pessoas comendo uns 3 dias. É um custo que vale a pena de vez enquando. Todavia, compare com o preço de quanto custa uma Pizza – geralmente com muita gordura e pouca nutrição que serve apenas em uma refeição.

AÇÚCAR BRANCO: Desgasta o sistema circulatório e quase não tem nutrientes. DEVE SER EVITADO SEMPRE!

AÇÚCAR DEMERARA, MELADO de Cana e GARAPA (caldo de cana): São fontes de ferro e cálcio. Use açúcar demerara já será um grande reforço na alimentação. O preço varia de R$ 6,00 a R$ 12,00 o Kg; Mas mesmo que mais caro que o branco, quanto vale sua saúde? e ressalvo: 1 kg de açucar da muito bem pra uma pessoa passar o mês inteiro. O melado de cana vc pode por sobre as frutas ou no pão.

PARA HOMENS: um alimento bem RICO em proteína é que não interage com o sistema endócrino é o Tofu (queijo de soja). Experimente grelhado com temperos, orégano, alho, etc, fica muito bom. Como citamos antes: feijão, grão de bico, lentilha, ervilha, trigo, milho, arroz, aveia,,, todos eles tem uma porção de proteínas e devem fazer parte da alimentação.

PVT (Proteína Vegetal Texturizada = cerca de 50% é proteína)) não é muito recomendada, mas pode ser usada por praticantes de musculação na fase de ganhar peso.

No lanche de praticantes de musculação não deve faltar granola, pão com creme de amendoim,  banana (obs: sempre que como granola uso fio dental nos dentes, pois sempre deixa resíduos da mastigação);

BATATA DOCE:  cozida ou assada é ótima para esportistas e praticantes de musculação (especialmente antes dos treinos). O alimento é importante também por ser rico em fibras, beta caroteno, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, ferro, vitamina B1, vitamina C e vitamina A (antioxidante e atua na manutenção dos ossos, tecido epitelial e sistema imunológico). Não é recomendável frituras, mas pra varias um pouco: você pode cortar em rodelas e fritar com um pouco de agua, tambem fica uma delicia (a agua deve ser adicionada aos poucos).

MULHERES podem consumir da PVT moderadamente que até auxilia o sistema hormonal.

Tem mulher que diz que deixou de ser Vegetariana /Vegana, pois teve ANEMIA. Bem… se tornar Vegano(a) e por apenas UMA colher de feijão no prato pra comer no almoço e outra no jantar… e só come açúcar branco, não come melado de cana e nem toma garapa… Claro: VAI TER ANEMIA… Fica a dica: PRA SER VEGANO(a) TEM QUE SE INFORMAR s/ NUTRIENTES e TER DISCIPLINA; Eu como muito feijão e Açúcar Mascavo, e faço exame de sangue de ano em ano, e sempre acusa um problema: alto índice de Ferro.

SUGESTÕES de CARDÁPIO: lasanha de brócolis, tôfu grelhado com batata frita, arroz c/ feijão, macarrão com PVT (molho bolonhesa), polenta, mandioca cozida ou frita, castanhas, nozes, amêndoas;
SUGESTOES de SOBREMESA e DESJEJUM; frutas, abacate com açúcar mascavo, Tapioca (goma) com recheio da geleia que vc preferir, pão integral com geleia, etc. Acabei de comer bolo de cenoura e granola, outro dia posto a receita.

Doce Rápido de Tapioca GRANULADA(não confundir com a farinha de TAPIOCA que faz na frigideira): Basta bater a Fruta que você gosta com água e açúcar, por pra ferver, adicionar coco e um pouco de tapioca granulada e por pra gelar.
Obs1: por pouca tapioca pois ela incha quase 3 vezes a porção colocada.
Obs2: No mercado tem FARINHA de TAPIOCA que a gente faz na frigideira e tem a TAPIOCA GRANULADA, que parece um sagu branco, que serve para fazer doces e bolo gelado.

COUVE de BRUXELAS (bolinhas que parecem mini-repolhos, mas de gosto bem diferente) é a verdura mais rica em nutrientes que existe. Basta lavar, refogar ou cozinhar com temperos. Se não encontrar na sua feira, arrume alguns vizinhos pra comprar junto e peça pro feirante trazer em pacotes individuais, pois nas centrais de abastecimento dos feirantes sempre tem. Eles não trazem porque poucas pessoas conhecem ou pedem. Pesquisa no google e veja como é. É UMA DELÍCIA e da pra enriquecer vários pratos ou apenas servi-la cozida com sal.

A MELHOR E MAIS BARATA FONTE DE SAÚDE ESTA NA FEIRA!!! SE ALIMENTE DE FORMA VEGANA E MAIS NATURAL POSSÍVEL E EVITE DEZENAS DE DOENÇAS!!!

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